Este material inspirador foi preparado pela Editora Tharpa Brasil
Se você estiver passando por momentos difíceis…
…não sinta vergonha em procurar ajuda psicológica e apoio,
este assunto não é um tabu nem algo sobre o qual não se pode falar.
Se você conhece alguém que precisa de ajuda…
- Esteja atento a alguns sinais característicos, como falar de suicídio, sentimentos persistentes de desamparo e desespero, isolamento ou comportamentos autodestrutivos.
- Não minimize nem ignore a situação, não é apenas para “chamar a atenção”.
- Tenha uma abordagem acolhedora e sem preconceitos.
- Esteja plenamente disponível para acompanhar e ouvir essa pessoa.
O que o Budismo tem a dizer sobre o tema
Seguem algumas citações inspiradoras, extraídas dos livros de Venerável Geshe Kelsang Gyatso, para contemplar e refletir:
Não estamos sós, fazemos parte de uma rede de interdependência
“Precisamos dos outros para o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual. Sem os outros, não somos nada. Nossa impressão de que somos uma ilha, um indivíduo autossuficiente e independente, não possui relação alguma com a realidade. É mais próximo da verdade nos imaginarmos como uma célula no vasto corpo da vida – distintos, porém intimamente ligados a todos os seres vivos. Não podemos existir sem os outros, e eles, por sua vez, são afetados por tudo o que fazemos.”
Livro: Novo Oito Passos para a Felicidade
Tirar a vida não é uma solução
“Muitas pessoas acreditam que, quando o corpo se desintegra na morte, o continuum da mente cessa e a mente se torna não existente, do mesmo modo que a chama de uma vela se apaga quando toda a cera foi consumida. Há até mesmo algumas pessoas que consideram cometer suicídio na esperança de que, ao morrerem, seus problemas e sofrimentos chegarão a um fim. Essas ideias, no entanto, são totalmente errôneas. (…) Ao invés de cessar, a mente simplesmente deixa o corpo atual e vai para a próxima vida. Portanto, para os seres comuns, a morte traz somente novos sofrimentos, em vez de nos libertar do sofrimento. Por não compreender isso, muitas pessoas destroem sua preciosa vida humana cometendo suicídio.”
Livro: Como Transformar a sua Vida
Paz interior é a verdadeira fonte de felicidade
“Visto que sofrimento, ansiedade, depressão e dor são sensações, eles são tipos de mente; portanto, segue-se que eles existem dentro da nossa mente, e não fora dela. Se, enquanto experienciarmos condições adversas, nossa mente permanecer calma e feliz por meio da prática de paciência, não teremos um problema. Talvez tenhamos que enfrentar uma situação desafiadora e até mesmo fiquemos doentes ou feridos, mas estaremos livres da dor. Controlando nossa mente desse modo, experienciaremos a cessação da nossa dor, ansiedade e depressão, e encontraremos verdadeira paz interior. Além disso, mantendo uma mente serena em situações difíceis, estaremos muito mais propensos a encontrar soluções e reagir de modo construtivo.”
Livro: Novo Oito Passos para a Felicidade
Se deseja saber mais, clique aqui
Esperamos que possa ser útil para você e aos que estão próximos a você (virtualmente também).
Você pode contribuir divulgando!
O Centro Budista Kadampa Jangchub Ling está oferecendo aulas especiais durante esse mês.
Saiba mais aqui: Aulas Especiais – Setembro Amarelo